Questões Sobre Registro e Transferência de Domínios

1. Como faço para registar ou transferir um domínio?
2. Qual pode ser a extensão do domínio .com.br .net .org...?
3. Como fico sabendo se um domínio já foi registrado?
4. Qual a legislação em vigor atualmente a respeito dos Domínios na Internet?
5. Quanto tempo demora para registrar um domínio?
6. Em nome de quem os domínios são registrados?
7. Pessoa Física pode ter domínio?
8. Quantos domínios posso registrar em nome de um proprietário?
9. Já possuo um domínio, posso transferi-lo para a SEDE?
10. Se eu transferir meu domínio, o meu site vai ficar "fora do ar"?
11. Como pago a taxa de registro de domínio?
12. Como pode ser o nome de domínio? Quais caracteres válidos?
      Qual o tamanho máximo?
13. Links - Como entrar em contato com os Órgãos de Registro e como
      obter informações completas e atualizadas?

Questões Administrativas

1. Onde fica a sede da SEDE Internet?
2 .Posso revender meu espaço?
3. Posso criar diretórios no meu espaço?
4. O que não posso armazenar no meu espaço?
5. Esqueci minha senha de acesso ao Painel Sede, como devo proceder?
6. Como faço para alterar/atualizar meus dados cadastrais na Sede?

Questões Sobre Pagamento

1. Como e quando faço o pagamento?
2. Como informar a Sede sobre pagamento efetuado?
3. Fiz a contratação de um plano a poucos dias, é possivel mudar
    o nome do meu domínio?
4. Gostaria de mudar de plano, tenho que pagar algo por isso?  

5.Caso eu deseje cancelar um plano de hospedagem, como devo proceder e o que devo pagar?

Questões  Técnicas

1. Qual o link de vocês?
2. Qual é o sistema do servidor?
3. Qual o melhor plano? Linux ou Windows?
4. Possuo base de dados com total superior a 10MB, o acesso via ASP é indicado?
5. A Sede utiliza sitema de backup?
6. Posso criar diretórios no meu espaço?
7. Como faço a atualização dos meus arquivos? Posso atualizar com que frequência?
8. O que é e-mail redirecionado (alias)?
9. O que é redirecionamento padrão de e-mails?
10.
O que é "Limite de Transferência GB/mês (MB/mês)" e o que acontece quando atingido?
11. A Sede configura ligações ODBC a banco de dados?

 

Questões sobre Registro e tranferência de Domínios

 

Atenção: Antes de registrar um domínio é necessario que o plano de hospedagem correspondente esteja configurado, caso contrário o registro não será efetivado pela Fapesp/Registro.br.

1. Como faço para registar um domínio?

Para registrar um domínio na Fapesp/Registro.br. (final ???.br):
Se você já possui o seu ID na Fapesp/Registro.br., basta preencher o formulário fornecido pela Fapesp/Registro.br., clicando em registro, em http://registro.br/
Se você ainda não possui o seu ID, cadastre-se como usuário da Fapesp/Registro.br. em: http://registro.br/

Para registrar um domínio na Internic/Neworktsolutions (.com;.net;.org):
Para registrar um domínio na Internic/Networksolutions (.com;.net;.org):
Acesse http://www.networksolutions.com.
Entre com o nome escolhido.
Selecione o nome, se disponível para registro, e tecle "Continue".
Selecione a opção "Domain Name Only" (Isto significa que você estará contratando com eles apenas o registro do domínio, o serviço de Hospedagem e e-mail são fornecidos pela Sede).
Opte por você fornecer as informações técnicas (DNS - nome dos servidores DNS da Sede).Preencher demais campos com informações solicitadas (será preciso fornecer informações de um cartão de crédito internacional para pagamento).

Nota: Opcionalmente voce poderá registrar o domínio utilizando-se de outro orgão de registro (http://www.internic.net/regist.html) ou o Registrobrasil.com.br (http://www.registrobrasil.com.br) que também registra estas extensões com todas as informações necessárias em português.

Para transferir um domínio na Internic/Netsolutions:
Preencha o formulário fornecido pela Internic/Netsolutions (opção: Make changes/Domain Name Transfers/Transfer the domain name online) ou envie uma copia do e-mail de solicitação a hostmaster@internic.net, veja modelo/exemplo.

Nota: O e-mail deve ser enviado pelo atual contato Administrativo ou Tecnico do domínio. Para verificar quem são os contatos atuais veja opção "WHOIS Lookup"


Nic da Sede se desejar nos colocar como contato técnico:

- ID na Fapesp/Registro.br.: SEI
- NIC Handle na Internic/Netsolutions: SIH3-ORG

Servidores DNS da Sede:

Nome

IP´s

Master ns1.e-host.com.br 200.190.159.21
Slave 1 ns2.e-host.com.br 200.190.159.22


2. Qual pode ser a extensão do domínio .com.br .net .org
Questão atualizada em 24/08/2000

Sendo o registro na Fapesp/Registro.br. (Brasil):
Empresas: .com.br, .org.br, .mil.br, .gov.br, .g12.br (escolas de 1 e 2 graus) .br (exclusivo para escolas de nível superior), .art.br, .esp.br, .etc.br, .ind.br, .inf.br, .psi.br, .rec.br, .tmp.br;
Profissionais Liberais: adv.br, arq.br, eng.br, eti.br, jor.br, lel.br, med.br, odo.br, psc.br, vet.br, .tur.br, .fst.br, .ppg.br, .zlg.br, .ecn.br, .adm.br, .bio.br, .cnt.br, .fot.br, .pro.br, qsl.br, cim.br, mus.br, fnd.br, bmd.br, trd.br, ggf.br, ato.br, not.br, mat.br.
Pessoa Física: nom.br;
Para maiores detalhes clique info, em http://registro.br/

Sendo o registro na Internic/Netsolutions (EUA)
.com, .org, .edu e .net


3. Como fico sabendo se um domínio já foi registrado?
Questão atualizada em 24/08/2000

Consulte diretamente os órgãos de registro:

Pesquisa de disponibilidade de domínios:

Extensão p/: Empresas: .com.br, .org.br, .mil.br, .gov.br, .g12.br (escolas de 1 e 2 graus), .art.br, .esp.br, .etc.br, .ind.br, .inf.br, .psi.br, .rec.br, .tmp.br;
Profissionais Liberais: adv.br, arq.br, eng.br, eti.br, jor.br, lel.br, med.br, odo.br, psc.br, vet.br, .tur.br, .fst.br, .ppg.br, .zlg.br, .ecn.br, .adm.br, .bio.br, .cnt.br, .fot.br, .pro.br; qsl.br; cim.br; mus.br; fnd.br; bmd.br; trd.br; ggf.br; ato.br; not.br; mat.br.
Pessoa Física: nom.br.

Extensão: .com, .org, .edu, .net

Para realização/efetivação do registro é necessário que o plano de hospedagem correspondente esteja configurado, caso contrário o registro não será efetivado pela Fapesp/Registro.br.


 

4. Qual a legislação em vigor atualmente a respeito dos Domínios na Internet?
Questão atualizada em 26/12/1997

Os Domínios registrados na Internic/Netsolutions e quaisquer domínios que estejam hospedados nos Estados Unidos da América devem obedecer a Legislação dos Estados Unidos da América (EUA/USA). Consulte a Internic/Netsolutions.

Os Domínios registrados na Fapesp/Registro.br e quaisquer domínios que estejam hospedados no Brasil devem obedecer a Legislação Brasileira. Para maiores informações consulte o Comitê Gestor da Internet Brasil e a FAPESP.
Consulte o Comitê Gestor da Internet Brasil e a Fapesp/Registro.br.


5. Quanto tempo demora para registrar um domínio?
Questão atualizada em 16/05/1998

O tempo de registro depende dos orgãos oficiais: Fapesp/Registro.br. (BRASIL) e Internic (EUA). Normalmente os registros de domínios na Internic/Netsolutions demoram em média de 0 a 3 dias úteis, podendo ser concluído o processo até em poucos minutos. Para dominios na Fapesp/Registro.br. a estimativa é até 0 a 2 dias.


 

6. Em nome de quem os domínios são registrados?

Os domínios são registrados como de propriedade dos Clientes da SEDE, ou dos Clientes do Revendedor, em casos de revenda.


 

7. Pessoa Física pode ter domínio?
Questão atualizada em 24/08/2000

Sim, pode ter domínios na Internic/Netsolutions.
Também pode ter domínio na Fapesp/Registro.br. com uma das seguintes extensões Profissionais Liberais: adv.br, arq.br, eng.br, eti.br, jor.br, lel.br, med.br, odo.br, psc.br, vet.br, qsl.br, cim.br, mus.br, fnd.br, bmd.br, trd.br, ggf.br, ato.br, not.br, mat.br. Pessoa Física: nom.br.


8. Quantos Domínios posso registrar em nome de um proprietário?
Questão atualizada em 24/08/2000

Para Domínios na Internic/Netsolutions não há limite.
Registros efetuados no Registro.br, pessoas jurídicas poderão registrar até 10 domínios em DPNs diferentes contanto que o nome não esteja repetido. Ex.: Uma entidade poderá registrar XXXXX.COM.BR e também YYYYY.IND.BR, porem não poderá registrar XXXXX.IND.BR. Os DPNs restritos (NET.BR, GOV.BR etc...) continuam necessitando do recebimento da documentação para liberação, mas também podem co-existir com outros pela nova regra.


 

9. Já possuo um domínio, posso transferi-lo para a SEDE?
Questão atualizada em 02/09/1999

Sim.
Preencha normalmente o formulário de contratação indicando a transferência e você receberá instruções a respeito.


10. Se eu transferir meu domínio, o meu site vai ficar "fora do ar"?
Questão atualizada em 26/12/1997

O seu site não precisa ficar "fora do ar" com a transferência de seu domínio. Para tanto recomendamos que a sua conta no antigo servidor fique ativa por 2 semanas. Disponibilizaremos com antecedência o espaço onde serão alocadas suas páginas, desta forma o nosso servidor ficará pronto para receber o domínio sem que o seu site precise ficar "fora do ar" por nenhum momento.


11. Como pago a taxa de registro de domínio?
Questão atualizada em 24/08/2000

Para domínios registrados na Fapesp/Registro.br. a taxa inicial é de R$40,00 e a taxa anual para manuteção do registro é de R$40,00 e a mesma será cobrada diretamente a empresa proprietaria do domínio. A partir de 2000 todo o processo de cobrança é eletrônico. Novos domínios recebem a cobrança juntamente com sua confirmação de cadastramento. Fique atento aos anúncios de falta de pagamento e mantenha seus dados sempre atualizados. Veja mais informações em http://registro.br/

Para domínios registrados na Internic/Netsolutions, veja maiores informações a respeito em: NetSol: Online Payments System


 

12. Como pode ser o nome de domínio? Quais caracteres válidos? Qual o tamanho máximo?
Questão atualizada em 18/06/2001

Fapesp/Registro.br. - http://registro.br/
Válido letras, dígitos e hifen (o sinal de menos "-") outros caracteres especiais, como, por exemplo, _ ou ! não são aceitos.
Tamanho máximo recomendado, 26 caracteres, incluindo os 4 referentes a extensão (.com.br org.br .psi.br ...)
O nome de domínio deve ser apenas o nome e extensão sem prefixo, por exemplo sede.com.br e não www.sede.com.br

Internic - http://www.networksolutions.com/
Válido letras, números e hifen (o sinal de menos "-") outros caracteres especiais, como, por exemplo, _ ou ! não são aceitos.
Tamanho máximo 26 caracteres, incluindo os 4 referentes a extensão (.com .net .org ...)
O nome de domínio deve ser apenas o nome e extensão sem prefixo, por exemplo sede.com e não www.sede.com


13. Links - Como entrar em contato com os Órgãos de Registro e como obter informações completas e atualizadas?
Questão atualizada em 18/06/2001

Recomendamos a visita aos seguintes endereços web:
Registro.br. - http://registro.br
Registro.br. E-Mail - duvida@registro.br
Comitê Gestor da Internet Brasil - http://www.cg.org.br
NetworkSolutions - http://www.netsol.com
Internic - http://www.internic.net
RegistroBrasil - http://www.registrobrasil.com.br



Questões Administritativas

 

1. Onde fica a sede da SEDE Internet? Qual o link de vocês?

A SEDE Internet LTDA está localizada em Brasília (DF) e atende Clientes de todos os estados.

Nossos Servidores Internet estão localizados no Brasil em uma rede Internet profissional conectada em link dedicado diretamente com a Backbone(link) rede Internet Nacional. Os servidores estão instalados com a última versão do Sistema operacional Linux Servidor e são monitorados 24 horas/365 dias por ano.


 

2. Posso revender meu espaço?

Sim, você pode revender livremente, sem custos adicionais, o seu espaço criando diretórios para seus Clientes.

Se desejar, também poderá revender nossos planos de hospedagem. Para maiores detalhes veja Revenda.


 

3. Posso criar diretórios no meu espaço?

É totalmente livre a criação de diretórios dentro do seu espaço. O projeto de diretórios fica por sua conta, conforme suas necessidades e de seus clientes.


 

4. O que não posso armazenar no meu espaço?

ATENÇÃO: Por gentileza, compreenda que nos planos oferecidos na Sede não é permitida a armazenagem, disponibilização ou inclusão de links para material erótico/pornográfico, ilegal, ofensivo e que viole direitos de autoria ou direitos de terceiros em geral, assim como materiais crackers, hackers e de gênero semelhante. A Sede se reserva ao direito de julgar e proibir a armazenagem, disponibilização ou inclusão de links para quaisquer materiais que considere inadequados à comunidade internauta. Não é permitida a prática de envio de e-mails não solicitados (spam) utilizando os recursos de hospedagem da Sede, assim como não é permitida a prática de de envio de e-mails não solicitados (spam) para divulgação de Site hospedado na Sede, mesmo que seja a partir de micro pessoal ou outros servidores. O não cumprimento destas normas legais e éticas sujeita à suspensão de funcionamento do plano de hospedagem em questão (Domínio, Servidor Virtual ou Servidor Dedicado), sem prejuízo das sanções legais e outras penalidades a serem imputadas aos responsáveis. À excessão de práticas claramente ilegais, a Sede tentará entrar em contato antes de uma eventual suspensão.


 

5. Esqueci minha senha de acesso ao Painel Sede, como devo proceder?

1- Se você esqueceu sua senha de acesso ao Painel Sede, em http://painel.sede.com.br preencha apenas o campo "Código de Cliente" e na página seguinte acione o botão "Enviar lembrete de Senha" que será enviado automáticamente um e-mail com instruções de procedimento, para o endereço constante em nosso cadastro de Clientes.
2- Se além de não souber sua senha de acesso ao Painel Sede, seu e-mail esteja desatualizado em nosso cadastrado, você deverá enviar uma carta (modelo abaixo) com firma reconhecida, solicitando a alteração do e-mail em nosso cadastro, junto com a seguinte documentação:

Se Cliente Pessoa Física:
- Carta de solicitação, com firma reconhecida (modelo abaixo).

Se Cliente Pessoa Jurídica:
- Carta de solicitação, com firma reconhecida (modelo abaixo).
- Cópia autenticada do contrato social e alterações, constando nome do responsável solicitante.

 

A/C Sede Internet Ltda.
SCN Quadra 01 Bloco E Sala 606
Edifício Central Park
Asa Norte
70.711-903 Brasilia-DF

Eu, _____________________________, portador do documento de identidade número _______________ responsável pelo código de cliente Sede ___________, cadastrado em meu nome (ou em nome de empresa da qual sou responsável), autorizo a troca do email no cadastro da Sede para ________@_________________, responsabilizando-me por quaisquer problemas que deste pedido possam acarretar.

____________________
Local/Data

____________________
Nome completo

____________________
Assinatura (com firma reconhecida)

 
6. Como faço para alterar/atualizar meus dados cadastrais na Sede?

Acesse o Painel Sede (http://painel.sede.com.br), opção "Atualização
Cadastral".

 

 

Questões Sobre Pagamento

 

1. Como e quando faço o pagamento?

FORMA DE PAGAMENTO (BOLETO BANCÁRIO): A partir do segundo pagamento, além do extrato mensal (via e-mail) será enviada cobrança bancária (boleto bancário) pagável por sistema "Home Banking" ou em qualquer banco da compensação nacional, até o vencimento.

DATA BASE DE CONTABILIZAÇÃO: Todas as contas possuem o dia 1 (primeiro) como data base de contabilização dos valores devidos. Para as novas contas, no segundo pagamento o extrato já será enviado com os valores ajustados para a nova data base.

DATA DE VENCIMENTO: A cobrança bancária será enviada para pagamento com vencimento no dia 10 de cada mês.

PRIMEIRO PAGAMENTO: Para primeira contratação é solicitado o pagamento adiantado ao início da configuração, que deverá ser, a princípio, efetuado por depósito bancário para agilização da disponibilização do plano escolhido. Nota: Contratações adicionais terão configuração imediata e valor posteriormente incluido no próximo boleto bancário.


2. Como informar a Sede sobre pagamento efetuado?

Se o pagamento for realizado utilizando o boleto bancário
não há nenhuma necessidade de informar. Utilizando outro
meio,
isto é, depósito bancário ou transferência entre contas,
deverá ser informado em nosso formulário apropriado em
http://sede.com.br/pg


 

3. Fiz a contratação de um plano a poucos dias, é possivel mudar o nome do meu domínio?

Tenha certeza do nome do domínio antes de contratar um plano.
Uma vez que ainda não tenha sido iniciado o período de hospedagem referente ao plano, a mudança poderá ser realizada mediante pagamento de nova taxa de Setup (configuração do servidor).


4. Gostaria de mudar de plano, tenho que pagar algo por isso?

Não: se a mudança for para um plano melhor (up-grade), apenas será alterado o valor mensal do plano.
Sim: se a mudança for para um plano mais simples (down-grade), será devida uma taxa de down-grade no valor de R$ 20,00, e naturalmente, será alterado o valor mensal do plano.


5. Caso eu deseje cancelar um plano de hospedagem, como devo proceder e o
que devo pagar?

Você deverá solicitar o cancelamento via Painel Sede (http://painel.sede.com.br). Por exemplo, se solicitar o cancelamento para dia 25/05/1999 é devida apenas mensalidade completa referente ao mês de 05/1999 (Esta mensalidade já deverá estar quitada em 10/05/1999 caso seus pagamentos estejam em dia).

Nota: Caso deseje voltar a utilizar o domínio futuramente recomendamos que não realize cancelamento, mas sim downgrade para o plano de Domínio Parkeado, para que o servidor permaneça a responder pelo domínio perante a Fapesp/Netsolutions para efeitos de manutenção do registro nestes orgãos. A taxa de downgrade é de R$ 20,00 e não ha cobrança de valores mensais no plano Domínio Parkeado.


 

 

Questões Técnicas

 

1. Qual o link de vocês?

Nossos Servidores Internet estão localizados no Brasil em uma rede Internet profissional conectada em link de 2 Mb/s diretamente com a Backbone (link) rede Internet Nacional. Isto permite um desempenho optimizado dos mesmos, tendo em vista que estes não dependem de links internacionais que normalmente trabalham em períodos de capacidade máxima devido ao grande tráfego, o que ocasiona perda de velocidade. Assim, a velocidade de acesso aos nossos servidores é de 5 a 10 vezes maior em relação a outros servidores localizados nos EUA/exterior.


 

2. Qual é o sistema operacional dos servidores?

Os servidores funcionam com a mais recente versão do sistema operacional Linux (Edição Servidor).


 

3. Qual o melhor plano? Linux ou Windows?

Caso você utilize scripts desenvolvidos em ASP (Active Server Pages - Windows) escolha o plano Windows-Pro, porém se não ulitiza ASP ou não sabe do que se trata, sua melhor escolha e melhor custo-benefício será o plano Linux-Pro.

Se em seu computador você utiliza Windows, você poderá contratar planos em Windows ou Linux, pois a utilização dos recursos disponibilizados independe do tipo de seu sistema operacional.


 

4. Possuo base de dados com total superior a 10MB, o acesso via ASP é indicado?

Para bases de dados com total de espaço a partir de 7 MB ou com total de mais de 10.000 registros não recomendamos a utilização de ASP, mas sim de um sistema de banco de dados apropriado para base de dados grandes e/ou com muitos acessos a exemplo do Microsoft SQL Server ou Oracle.

Informamos que no momento não dispomos de planos especiais com Microsoft SQL Server e Oracle.


 

5. A Sede utiliza sitema de backup?

Sim. São realizadas rotinas diárias de backup com a finalidade de reestabelecimento dos arquivos em caso de um falha maior. Porem, recomendamos manter sob sua posse, em seu micro e/ou em local seguro (ex.: disquetes), cópia dos diretórios e arquivos alocados no servidor internet, para eventual necessidade de reposição. São efetuados backups periódicos para caso de falha de sistema, mas a Sede não se responsabiliza por perda dos dados/informações alocadas no servidor.


6. Posso criar diretórios no meu espaço?

É totalmente livre a criação de diretórios dentro do seu espaço. O projeto de diretórios fica por sua conta, conforme suas necessidades e de seus Clientes.


 

7. Como faço a atualização dos meus arquivos? FTP? Posso atualizar com que frequência?

Todos os nossos planos principais incluem acesso via FTP. Com este tipo de acesso pode-se realizar, com grande facilidade, a atualização dos seus arquivos e projetos de sub-diretórios de maneira instantânea e automática, 24 horas por dia.

Lembramos que contas adicionais de FTP poderão ser contratadas para seus clientes de diretório.


 

8. O que é e-mail redirecionado (ou alias)?

Redirecionamento de e-mail. Funciona da seguinte forma:

Suponhamos que seu domínio seja exemplo.com.br. e você escolha como apelido (alias) de e-mail Soares.Seu endereço de e-mail redirecionado (ou e-mail alias) será: soares@exemplo.com.br
Toda mensagem enviada para o endereço soares@exemplo.com.br será automaticamente redirecionada para o seu endereço atual de recebimento de seus e-mails (por exemplo: msoare@seuprovedor.com.br), onde você vai continuar acessando para pegar suas msgs, como sempre fez.
Todo e-mail enviado para o endereço - msoare@seuprovedor.com.br - continuará sendo recebido normalmente, enquanto você continuar com o mesmo provedor.
Se por algum motivo você mudar de provedor de acesso é só nos avisar que imediatamente mudamos o alvo de endereçamento de suas mensagens para o seu novo endereço de e-mail (por exemplo: marcusoa@novoprovedor.com.br), e todos as pessoas continuarão mandando mansagens para o soares@exemplo.com.br, independentemente da mudança de endereço de e-mails no provedor.
Para configurar/alterar seus redirecionamentos, vá até o Painel Sede.

 

 

9. O que é redirecionamento padrão de e-mails?

Supondo que seu domínio seja seu-dominio.com.br, e-mail padrão é o e-mail final que receberá todas as mensagens enviadas a qualquernome@seu-dominio.com.br, exceto aqueles e-mails (nome@seu-dominio.com.br) que estiverem especificamente pré-configurados para serem redirecionados para outros endereços de e-mail de sua escolha.

Ou seja, quando alguém manda um e-mail para qualquernome@seu-dominio.com.br e este e-mail não está previamente configurado como e-mail redirecionado (alias), a mensagem vai ser automaticamente redirecionada para o seu e-mail padrão (seumail@seuprovedor.com.br)
Para configurar/alterar seu redirecionamento padrão, vá até o Painel Sede.


10. O que é "Limite de Transferência GB/mês (MB/mês)" e o que acontece quando atingido?

É o somatório de todo o tráfego relacionado ao seu plano: http/web, ftp, email e outros. Para utilização de transferência acima do limite do plano, solicitamos pagamento adiantado com base na expectativa (mínimo correspondente a 2GB de transferência) a título de reserva. Este valor considerado como de reserva, poderá ser reembolsado ao Cliente em caso de posterior cancelamento do plano, ou por solicitação se o plano voltar a apresentar tráfego compatível com os limites básicos oferecidos.
Não havendo a anuência prévia do Cliente através do pagamento adiantado, o plano será suspenso quando atingido o limite de transferência disponibilizado para o mesmo, até que seja realizado o pagamento adiantado conforme descrito acima. Com estes procedimentos, estamos reduzindo custos de inadimplência, ao mesmo tempo que não serão geradas cobranças de transferência adicional sem a anuência (pagamento adiantado) do Cliente.


11. A Sede configura ligações ODBC a banco de dados?

A Sede não está realizando, por questões operacionais e de segurança, configurações de ligações a banco de dados via ODBC. Alternativamente poderá ser utilizada a conexão a banco de dados conforme descrito no Suporte Windows. Lembramos que não prestamos suporte a personalização de banco de dados em específico, porém podemos instalar arquivo modelo de teste para verificação da funcionalidade padrão do recurso.